quinta-feira, 23 de setembro de 2010

O Dia D aproxima-se

Pois é meu amigos está a aproximar-se o dia de todas as decisões (alguns de nós ainda estão a decidir se vão ou não?), o dia da grande subida. Pessoalmente tenho tentado manter-me em forma, apesar de estar sempre em forma, pelo que hoje fui dar uma grande volta por trilhos por nós navegados.
Para além da preparação física tenho feito a chamada preparação psicológica lendo testemunhos de outros aventureiros que ousaram empreender tal façanha. Eis aqui alguns dos testemunhos:

"Este ano achei que era a altura de «escalar» com uma montainbike esse monte «mítico», palco sobejamente conhecido de uma etapa do nosso ciclismo (às vezes decisiva).
Resultado: aguentei-me bem, controlei a velocidade e ritmo desde lá debaixo, geri o esforço, fui bebendo o meu sumito isotónico, observando a paisagem envolvente com descontração, q.b. Em suma, retenho que foi um passeio normal. Timing: cerca de uma hora. Já fiz subidas muito mais acentuadas, desesperantes, como a de Ponte de Lima/Paredes de Coura, no caminho português de Santiago.
Dicas úteis (mas discutíveis): ide de manhã, pela fresca, a partir das 7 ou 8 ou 9 horas. Na verdade, não há trânsito, o silêncio é agradavelmente interrompido pelas aves que cruzam a estrada, não há vento (?), o estômago não está cheio, a sede/desidratação não é elevada, etc. São alguns factores que contribuem para a redução do cansaço e para o aumento do entusiasmo. A meio caminho existe uma fonte de água. Em cima, há um restaurante com possibilidade de tomar duche. Em baixo,encontra-se um restaurante de boa qualidade e económico. Subir o monte da Farinha/Senhora da Graça, a cerca de 800m ( no concelho de Mondim de Basto), justifica bem o esforço!
Para quem gosta de andar de bicicleta, ide, ao menos, uma vez na vida, em passeio, a este local sui generis, e...se possível, em grupo."

"Já fiz para aí umas 20 vezes de carro ( moro em Vila Real ehehehehe ) e por 2 vezes com bike de btt. A 1ª foi por estrada e foi em Abril deste ano. Gosto de subir e como tal foi um enorme prazer ... Acho que se deve começar a um ritmo mais moderado para depois fazer com mais "gana". A 1ª parte da subida acho-a mais dificil e por isso deve ser abordada com mais calma! A 2ª vez foi há muito pouco tempo mas foi por trilhos em terra, com mais 3 amigos, e foi assim: Saí da barragem cimeira no Alvão, subi à eólica de caravelas, fui pela cumeada da serra ( 1200 m ), desci perto de Macieira/covelo, percorri um estradão florestal com uns 12 kms de extensão, e muito fácil pois é quase de nível, que vai dar a cerca de 2 Km do topo da srª da Graça e digo-te que fiz esses 2 Kms finais a cerca de 18/19 km/h... Cheguei um bocado empenado pois já trazia muito Km nas pernas mas não achei nada complicado! Depois disso fui por trilho até Cerva e almoçei lá. Depois subimos novamente a Macieira, por trilhos, e de Macieira à barragem cimeira fomos por estrada pois estávamos todos f... Depois fomos "lanchar" ( presuntada, pica-pau e 2 cervejolas ) no bar que existe perto da barragem cimeira."

"Já subi algumas vezes à Senhora da Graça, tanto em bike de BTT por estrada e outras pelo monte (pisos de terra) e também em bicicleta de estrada. Quanto à dificuldade da subida propriamente dita, não é nada de exagerado, tudo depende dos quilómetros que já se trazem nas pernas até ao início da subida e do ritmo que se impõe, numa dessas vezes que subi em BTT por alcatrão foi num passeio de cicloturismo (1ª Etapa da Volta) organizado pela revista "Superciclismo", vi muitos cicloturistas a "encostar" pela subida acima pois quiseram ir no ritmo dos mais rápidos e pagaram o esforço, também foi das vezes que me deu mais gozo subir, como era o dia anterior à subida dos Prós da Volta a Portugal estavam milhares de pessoas encosta acima aos berros e a apoiar o pessoal, nesse dia ao chegar lá em cima dei meia volta e vim ao início e voltei a subir!
Tenho ido ultimamente pelo menos no dia da Volta a Portugal, vou de BTT e pelo monte (caminhos de terra), de minha casa até lá são cerca de 50 Kms, mas quase que "desço" para a Senhora da Graça, pois passo nos 1200m do Alvão, o tal estradão vai dar a 1 km da subida de alcatrão."

Como podem ver parece que a coisa não é assim tão má como a pintam. Assim sendo espero que todos alinhem e que Domingo possamos dar todos uma folga (não é engano é mesmo folga) às nossas mulheres.

Também já escolhi a banda sonora para me acompanhar no meu ipod.

1 comentário:

  1. Pois... A lista de inscritos não pára de crescer! Já vai em 16! Mais vale alugar um "Tó Carro"!!!

    ResponderEliminar